A Sociedade Filarmónica Gualdim Pais integra há 18 anos a rede de escolas do ensino artístico, com autorização definitiva de funcionamento nº 4542, desde a data de 28 de Julho de 1998. Funciona com Paralelismo Pedagógico, no presente ano lectivo para os Cursos Básicos de Clarinete, Contrabaixo, Fagote, Flauta, Viola Dedilhada, Oboé, Percussão, Piano, saxofone, Trombone, Trompa, Trompete, Tuba, Violino e Violoncelo. Em anteriores ciclos formativos regista-se no ano lectivo de 2008/2009 a inscrição de 37 alunos no 5º ano de escolaridade, 88,2% dos quais concluíram o ciclo. No ano lectivo de 2007/2008 a inscrição de 10 alunos, no 7º ano de escolaridade 40% dos quais concluíram o ciclo. No ano lectivo 2010/2011 regista-se a inscrição de 19 alunos no 7º ano de escolaridade. O Curso Básico de Dança em regime articulado iniciou-se em 2000 ao abrigo da Experiência Pedagógica regulamentada pela portaria 1550/26 de Dezembro de 2002. Em anteriores ciclos formativos regista-se no ano lectivo de 2008/2009 a inscrição de 9 alunos no 5º ano de escolaridade, 89% dos quais concluíram o ciclo. No ano lectivo de 2007/2008 a inscrição de 9 alunos, no 7º ano de escolaridade 89% dos quais concluíram o ciclo. No ano lectivo 2010/2011 regista-se a inscrição de 5 alunos no 7º ano de escolaridade.

 
A participação em redes de cooperação/projectos de parcerias é de grande relevância. Temos estabelecidos Protocolos/Parcerias com: Agrupamento de Escolas Gualdim Pais e D. Nuno Álvares Pereira e a Câmara Municipal de Tomar para leccionação da área da música nas Actividades de Enriquecimento Curricular; Escolas EB 23 Gualdim Pais, EB 23 Santa Iria, Escola Secundária/3º Ciclo de Santa Maria do Olival, EB 23 D. Nuno Álvares Pereira para leccionação do Curso Básico e Secundário de Música em regime articulado; Câmara Municipal de Tomar, Entidade de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, e Instituto Politécnico de Tomar para a implementação do Centro de Estudos Superiores de Música e Artes do Espectáculo. No ano lectivo 2009/2010 estabelecemos protocolo/parceria com Agrupamento de Escola Santa Iria para realização de projecto integrado no trabalho do projecto internacional Comenius “Conhecer as Culturas Europeias através dos seus Mitos e Lendas; Agrupamento D. Nuno Álvares Pereira para a realização do projecto “Let me Grow” Comenius Meeting; Instituto Piaget de Almada para a realização de Estágio Pedagógico do Professor Nelson Rodrigues, de Oboé. Todo o trabalhado desenvolvido a nível de protocolos e parcerias tem sido de grande relevância permitindo a integração de todas a classes sociais. Estabelecemos contactos regulares com professores das escolas regulares com as quais temos estabelecido protocolos, acompanhando todo o trabalho que é desenvolvido e procuramos envolver alunos dessas escolas em actividades artísticas.
Existe articulação da formação com a rede de ofertas profissionalizantes na região promovendo regularmente actividades que permitem aos alunos o contacto com profissionais de reconhecido mérito, em Workshops, concertos, concursos. Neste âmbito o Centro de Formação Artística proporciona ainda aos seus alunos a possibilidade de trabalharem regularmente com Orquestras/ Companhias Profissionais. 
 
O Centro de Formação Artística da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais cumpre os requisitos de organização e gestão Pedagógica. Na área da Música a Direcção Pedagógica é colegial sendo responsáveis os Professores Hermenegildo Campos, Licenciado em Trombone pela Escola Superior de Música de Lisboa com experiência 20 anos e a Professora Sónia Oliveira Licenciada em Formação Musical pela Universidade de Aveiro, Profissionalizada e experiência profissional de nove anos. Na área da Dança a Direcção Pedagógica está a cargo da Professora Paula Lança, docente licenciada em dança, ramo de espectáculo e ramo de educação, com 8 anos de experiência. A Sociedade Filarmónica Gualdim Pais tem uma percentagem elevada, superior a 50% de funcionários com vínculo à instituição. Ao Centro de Formação Artística temos dois funcionários afectos a 100%, ligados à área administrativa, temos 6 funcionários afectos a 30% ligados às áreas recursos humanos, contabilidade, comunicação, Reprografia. Apoio técnico é suficiente nos meios audiovisuais, reprografia e informática. 
 
O Centro de Formação Artística da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais mantém vínculo a 100% com todos os docentes, Licenciados, mais de 30% com profissionalização. Experiências de formação, os docentes realizam seminários e workshops de complemento à sua formação. A Entidade Formadora promove regularmente actividades que permitem aos formadores contactarem com colectivos e profissionais de reconhecido mérito. Método de selecção e recrutamento de formadores é feito através de avaliação do seu currículo e de entrevista. 
 
A Sociedade Filarmónica Gualdim Pais tem instalações próprias, com sede na Rua Manoel de Mattos, 2300-508 Tomar. Possui salas de formação prática adequadas, salas teóricas adequadas, existe biblioteca e salas de estudo, existe áreas sociais. Das quinze salas existentes na Escola de Música só 3 salas não têm iluminação natural.
 
Os métodos de selecção e recrutamento de alunos estão globalmente garantidos. Os alunos são recrutados conforme Portaria 691/25 de Junho de 2009, artigo nº 6.
O Centro de Formação Artística garante igualdade e género e oportunidade a todos os alunos. São objectivos do Centro de Formação Artística da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais: desenvolver o gosto pela música e dança, proporcionar uma formação teórica e prática qualificada, proporcionar a integração em apresentações públicas do trabalho desenvolvido, adequadas às idades e níveis de conhecimento adquirido, fomentar a criatividade, desenvolver a capacidade de execução de diferentes géneros/ estilos musicais, proporcionar o contacto com actividades profissionais interpretativas e teóricas.