CFA - Curso de Dança

 Inserido numa Rede de Escolas a nível nacional, o Curso Vocacional de Dança funciona desde o ano lectivo 2000/2001 como opção de ensino Vocacional na área de Dança, em conformidade com as legislações em vigor para o ensino artístico especializado. Os seus objectivos gerais e específicos, descritos no projecto educativo do Centro de Formação Artística, visam a qualificação das aprendizagens dos seus alunos (quer na sua vertente educacional como na sua vertente vocacional) e a sua projecção e inserção na comunidade intensificando a interacção com as escolas de ensino regular e com outras escolas de artes. Está actualmente regulamentado pelo Despacho 691/2009 de 25 de Junho.
 
    Funciona o Curso de Iniciação à Dança em horário extra curricular de carácter Educacional e Vocacional para alunos de Pré-escolar e 1º Ciclo. O Curso Básico de Dança de carácter Vocacional em Regime Articulado com as Escolas de ensino Regular em horário curricular para alunos de 2º e 3º Ciclo. E por ultimo, o Curso Complementar de Dança, para alunos que completaram o Curso Básico de Dança e que pretendem dar continuidade ao seu percurso nesta área, de momento em regime livre. Aguardamos aprovação por parte do Ministério da Educação para o Curso Secundário de Dança, com plano de estudos próprio, que irá dar aos alunos uma dupla certificação de 12º ano e é um curso de nível 4. Esperamos que o processo de implementação do Curso Secundário seja rápido para o mais cedo possível os nossos alunos terem a oportunidade de dar continuidade aos seus estudos com a dignidade que merecem.
 
    O Centro de Formação Artística da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, na sua proposta constante de desenvolver um trabalho de qualidade para toda a comunidade escolar dos Cursos Vocacionais de Música e Dança, considera a articulação de ensino entre a instituição de ensino artístico e as instituições de ensino regular, um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento da qualidade do ensino artístico. Mais do que um protocolo de partilha de espaços e alunos, a articulação deve caminhar para uma “integração” de competências que facilitem a dinâmica diária dos alunos e maior aproximação entre os profissionais de ensino, tendo em conta a articulação pedagógica e “integração de saberes”. O Curso Vocacional de Dança tem neste momento protocolos estabelecidos com duas escolas de 1º Ciclo (Agrupamento D. Nuno Álvares e EB 1 dos Templários) e duas escolas de 2º e 3º Ciclo (EB 2,3 Gualdim Pais e EB 2,3 Santa Iria).
 
    Sempre com o intuito de melhorar a qualidade dos serviços prestados, uma equipa de profissionais das diferentes áreas da Dança desenvolve diariamente a parte do trabalho que no seu conjunto ambiciona proporcionar momentos de prazer associado ao conhecimento a todas as crianças que dele usufruem. Fazem parte da nossa equipa cinco Professores de Dança, dois Acompanhadores de Técnica de Dança Clássica, dois Professores de Música e funcionários do Centro de Formação Artística.